Então você fez uma viagem maravilhosa e quer transformar isso em um relato pessoal? Vamos nos empenhar um pouquinho para ultrapassar aquela ideia de fotos mais duas ou três frases nas redes sociais. Mas é fácil, vamos lá!
Imagens e fotos
Primeiro de tudo: imagens. Se você quer criar um bom relato da sua viagem, fotos bacanas, com boa resolução, informativas e até poéticas, são um ótimo passo para ilustrar toda a beleza da sua jornada. Apronte sua câmera e tente pegar um ambiente bonito em que você apareça na foto. Vale variar, claro: fotografar o horizonte resplandecente, os elementos únicos do lugar, os animais, alguma situação engraçada ou diferente.
Teste filtros diversos e fique de olho na luminosidade da cena para a sua foto não ficar muito clara nem muito escura. Faça várias fotos e depois escolha as melhores imagens para prosseguir. Mapas do trajeto percorrido (sofisticados ou até rústicos, desenhados a mão) também servem como ótima fonte de informação para o leitor embarcar na sua aventura.
Diário de viagem
A segunda etapa é parecida com a de um diário – descrever o que você fez/fará durante aquele dia, como se sentiu, quem conheceu e quais experiências foram mais importantes a você. Busque, portanto, tentar traduzir como aquele momento é único e faça um registro. Pode anotar no bloco de notas do celular, em um guardanapo (não se esqueça dele), qualquer pedaço de papel, ou até mesmo no gravador de voz do seu smarthphone. Assim você registra a sensação imediata de cada experiência.
Aliás, este gravador pode funcionar como o seu diário sonoro. Não se preocupe em parecer um louco, use e abuse deste aplicativo. A ideia é justamente falar consigo mesmo, registrar cada impressão, emoção e aprendizado, para uso posterior.
Deixe guardado e, se não tiver urgência em publicar, espere até o final da viagem. Essa, aliás, é uma dica dos grandes escritores: nunca publicar no calor do momento. Depois, em casa, veja novamente as fotos, ouça o seu registro sonoro ou procure o que anotou. Juntando tudo isso, você terá um material riquíssimo em mãos.
Edição do material
Agora a terceira fase – a edição. Este é o momento em que você reúne tudo o que fez e começa a cortar excessos, ajeitar a linguagem e acrescentar coisas que, naquele momento anterior, não passaram por sua cabeça.
Ernest Hemingway tinha uma boa frase sobre isso: “Escreva bêbado, edite sóbrio”. Ou seja, no momento de escrita, se embriague com o momento, com aquilo que acontece e aproveite a experiência ao máximo. Mas se você pretende transformar isso em um relato bacana mais pra frente, ao revisar o material, eleve o nível, enriqueça a descrição com informação e beleza.
Outras dicas para essa etapa:
— Preste atenção na grafia e na pontuação das frases para escrever da melhor forma possível.
— Entre as melhores fotos, procure a que combina melhor com o texto. Se tem uma foto muito boa, mas que não combina com o texto, refaça o escrito. Busque a memória do momento e escreva novamente aquela experiência.
— Seja sincero. As pessoas sabem quando os outros estão fingindo, então seja verdadeiro.
Espaços de publicação
No momento de escrita, pense também onde pretende publicar o registro. Lembre-se das limitações de caracteres do Twitter; no Instagram as pessoas não gostam de ler textos muito longos; e se for publicar no Facebook, anuncie que se trata de um relato pessoal, o que sempre desperta um interesse maior pela leitura.
Mas se você busca outra opção na internet, que tal um blog? Estamos em 2020, mas blogs continuam sendo bons espaços para relatar nossas experiências de viagem, interesses, trabalhos, incluir fotos, etc.
Escolha a opção que melhor atende seu propósito e publique. Depois convide todo mundo para ler. Pegue o link da publicação e espalhe pelos seus contatos pessoais e virtuais. Mande para o grupo da família, dos amigos, e aguarde a resposta deles. Certamente haverá uma troca bacana.
Gostou da experiência? É só repetir quando quiser. E se pretender escrever outros relatos iguais a esse, você pode considerar algo ainda mais elaborado: transformar seus textos de viagem em um livro!
Converse conosco do Álbum de Memórias que podemos te ajudar.
Até a próxima!