A etapa de escrita e publicação de um livro é demorada e trabalhosa, conforme abordamos no artigo anterior do nosso blog.
Mas o ciclo do livro não acaba por aí.
Quando enfim nossa obra nasce, o que fazer para que ela alcance seus leitores?
Atualmente, o mercado editorial está cada vez mais segmentado. Temos grandes editoras, com grande penetração nas livrarias, e as pequenas e médias, com alcance limitado, mas eficaz em alguns casos. Neste cenário, a boa notícia é que o autor não precisa mais depender exclusivamente de exposição em livrarias ou do trabalho de divulgação da própria editora. Além das plataformas de autopublicação, a democratização das ferramentas de marketing digital permitem ao autor fazer a gestão da própria carreira e levar seus livros ao conhecimento do público leitor de forma autônoma.
Temos algumas dicas para fazer com que você, autor, otimize este alcance. Afinal, o que todos querem é ser lidos, não é verdade?
Redes Sociais
Conectar-se com as pessoas online é um ótimo caminho para divulgar seus livros. Mas isso deve ser feito de forma pensada. Crie suas páginas de autor(a) no Instagram e Facebook e dedique uma parte de seu dia para:
– Postar conteúdo de qualidade.
– Responder os comentários.
– Adicionar conhecidos e autores que você admira.
– Mandar mensagens privadas e divulgar seu trabalho.
Tudo isso, com o tempo e executado de forma planejada, dá resultado e aumenta sua notoriedade. Você pode divulgar trechos do seu livro, acompanhados por uma imagem bacana, em alta resolução e que ilustre bem o texto.
É importante também diversificar seus posts. Algumas idéias: curiosidades e notícias do meio literário e editorial, dicas de leitura e até posts mais lúdicos, com mensagens positivas. Tudo isso faz com que você atraia um público maior e evita que sua página se torne monotemática, apenas na divulgação das próprias obras.
Investir nas ferramentas de anúncios também pode render bons resultados. Pense nos posts estratégicos para você, elabore uma campanha e monitore os resultados. Você pode pausá-la quando quiser, sem cobranças adicionais.
Blogs Literários
Além das redes sociais, você pode pesquisar blogs e páginas literárias alinhadas com o perfil dos livros que escreve. Faça contato com elas propondo uma resenha da sua obra ou entrevista com você. Há blogs/páginas que fazem essa divulgação de forma gratuita, mas também os que trabalham com o chamado Publieditorial, que são divulgações pagas.
Recomendamos também que você crie um release atraente do seu livro, que é um texto publicitário curto, para enviar a alguns desses canais.
Eventos Literários
Aquela máxima de que o escritor é um ser recluso por natureza não se sustenta mais. Além dos caminhos digitais, é importante frequentar eventos em sua cidade, bater papo com autores, editores e leitores, sobretudo aqueles que tenham algum elo com sua própria produção literária.
Isso fortalece os vínculos e amplia conhecimentos. Como em qualquer outro mercado, na literatura, o famoso network também é indispensável. Isto, naturalmente, quando essa pandemia do Corona Vírus arrefecer e permitir novamente o ir e vir que tanta falta nos faz.
No Álbum de Memórias, além do trabalho de ghostwriting (escrita sob demanda) e publicação de livros, também atuamos com marketing e divulgação literária, sempre com o propósito de que nossos autores SEJAM DE FATO LIDOS.
Você quer levar sua história para o mundo? Fale com a gente!