Ghostwriter – o profissional que domina diversos textos

Ghostwriter – o profissional que domina diversos textos

Aqui no site do Álbum de Memórias já falamos algumas vezes sobre a atribuição de Ghostwriter, seja em um post específico (O que é um Ghostwriter? – Álbum de Memórias (albumdememorias.com.br)) ou conectado a outros serviços que prestamos. Neste texto, queremos mostrar que o ofício é recorrente no mercado editorial e o quanto esse profissional pode registrar histórias e trabalhar com uma diversidade de textos.

Para iniciar, as atividades exercidas pelo ghostwriter não são novas. O primeiro reconhecido ghost brasileiro foi Francisco Gomes da Silva (1791-1852), que escrevia os discursos de D. Pedro I, atividade que seria, por exemplo, exercida depois pelo mineiro Autran Dourado (1926-2012) que fazia o mesmo para Juscelino Kubitschek. Clarice Lispector também já atuou nessa função e, fora do país, Ian Fleming, criador de James Bond. Tom Clancy é exemplo de outro escritor que também usou ghostwriters para ajudá-lo.

Um ghostwriter seria, portanto, um elo, um profissional que atua como ponte entre o autor do livro e uma editora, ou entre um autor e o público que ele pretende atingir, seja através de um livro, um discurso, uma palestra ou apresentação. Em comum, o fato de manter uma natureza anônima (não recebe crédito pela obra finalizada) e a possibilidade de escrever uma variedade de textos, incluído também redação para negócios, discursos, anúncios e artigos. Se é texto, o ghost pode atuar.

No Álbum de Memórias, atuamos com um ghostwriting amplo, contudo, somos contratados com mais frequência para escrever livros de não-ficção para nossos clientes. Estes livros servem a vários propósitos: contar histórias familiares, narrar transformações pessoais e na carreira (o misto dos dois é o mais procurado) usando recursos literários, ou mesmo escrever uma obra sobre determinados conhecimentos que o profissional domina, mas nunca efetivamente finalizou como livro.

E para além desse trabalho, também realizamos todos os serviços de pré e pós-produção editorial, com uma conversa preliminar para definir com o cliente o tema de cada entrevista, até a revisão, diagramação e finalização do livro físico e/ou digital.

Se ficou interessado(a) e/ou deseja mais informações sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco pelo e-mail contato@albumdememorias.com.br ou pelo WhatsApp, com José Fontenele: (21) 96868-9417 ou Bruno Flores: (21) 99366-7939.

Fale conosco



    Faça um Comentário