A Arte da Biografia: Modus operandi de Lira Neto

A Arte da Biografia: Modus operandi de Lira Neto

Apesar de um livro relativamente curto sobre o tema (190 páginas apenas), “A Arte da Biografia: Como escrever histórias de vida” de Lira Neto, condensa de forma clara e objetiva técnicas sobre o fazer biográfico, dá dicas de escrita e discute temas éticos sobre o ofício que solucionarão várias dúvidas a quem se aventura como biógrafo. Tudo isso sem deixar de lado as experiências do jornalista, que intercala observações com exemplos vivenciados. Para nós, ghostwriters, é um livro essencial para a estante e contínua consulta.

Com sete capítulos, todos eles autoexplicativos, Lira Neto nos conduz em um pequeno curso de escrita biográfica que começa na “biografia” da biografia. Para quem acredita que escrever sobre pessoas (como biografias ou autobiografias) possa ser mais uma invenção recente desse “Século de vaidades”, o autor nos mostra que desde a Antiguidade, monarcas, heróis e santos, por exemplo, possuíam ou eram objeto de estudo de seus cronistas, que faziam perdurar suas vidas e façanhas.

Nos capítulos posteriores, pensando a biografia como um ofício, Lira Neto nos esclarece como começar uma pesquisa biográfica; nos mostra como o olhar do biógrafo deve ser uma mistura de detetive, antropólogo e com espírito de arqueólogo; depois dá dicas sobre a escrita em si, a fim de não deixar o leitor cochilar nem tornar o texto frouxo, desinteressante; e finalmente dialoga sobre os limites éticos do biógrafo. Até que ponto a pesquisa biográfica se justifica diante do espaço privado?

“A Arte da Biografia” é um excelente livro de entrada para quem pretende ter mais informações sobre o ofício de biógrafo e também guia poderoso aos que se encontram no meio desse trabalho. Leitura muito indicada. Como complemento, leia nosso artigo sobre como escrever a sua biografia.

Fale conosco



    Faça um Comentário