Da ideia do livro à publicação – Como publicar?

Da ideia do livro à publicação – Como publicar?

Depois que o livro está revisado e o autor ou autora tem confiança naquele texto final, uma intenção pode ser publicá-lo, encontrar o máximo possível de leitores. Com a melhoria tecnológica dos métodos de impressão, a disponibilidade de maiores marketplaces para venda de livros e o crescimento de ferramentas de autopublicação, atualmente um autor ou autora estreante encontra alternativas sólidas para a publicação. São elas:

Autopublicação

Ação arriscada e difícil durante vinte anos, a autopublicação é agora uma alternativa viável e muito utilizada. Nessa modalidade, o próprio autor se encarrega de disponibilizar o texto à venda (ou mesmo gratuitamente), tanto em plataformas online quanto em livro físico. Gigantes como a Amazon têm disponibilizado cada vez mais artifícios que facilitam a publicação digital e comercialização dos textos em e-readers próprios, como o Kindle. Com uma busca fácil no Google é possível encontrar informações completas (muitas vezes dos próprios autores) sobre autopublicação.

Concursos literários

Diversos concursos literários são voltados para obras estreantes. Esses concursos fomentam a atividade literária alçando novos autores em caráter regional e nacional. É comum que a premiação desses concursos seja a publicação da obra, que será lançada com o selo da instituição que promoveu a disputa. Por isso não se esqueça de considerar o envio do seu manuscrito para concursos importantes, é uma ótima forma de chegar à publicação: com a chancela de um prêmio. Um ótimo site que divulga concursos em língua portuguesa é o https://concursos-literarios.blogspot.com/

Procurando uma editora

Procurar uma editora é uma tarefa que pode despertar inúmeros sentimentos no autor ou autora, sobretudo se for estreante. Primeiro que o mercado editorial não é o mesmo de antigamente. Algumas fantasias sobre a relação entre escritor e editor que porventura possam habitar o imaginário de quem se propõe a publicar, não passam disso: fantasia.

Há vinte anos havia poucas, porém firmes, editoras estabelecidas no mercado nacional, que regularmente recebiam originais ou promoviam concursos para possíveis publicações. Hoje o mercado literário é pulverizado em editoras de pequeno, médio e grande porte. Entre elas, há ainda as que cobram pela publicação, as que não cobram e pagam royalties aos escritores, e as que funcionam com métodos diversos de publicação, precificação e remuneração ao autor ou autora. Não vamos aqui analisar o porte das editoras no mercado, mas apresentar duas dicas que funcionam durante o estabelecimento de relações do autor com a editora que deseje.

A primeira dica é a afinidade: o autor deve procurar uma editora que publique temas semelhantes ao do seu livro. Isso pode parecer óbvio, mas faz diferença e muitos autores não percebem. Várias editoras operam em nichos de mercado ou se especializam em determinados temas, por isso, ao finalizar a sua obra, saiba o público-alvo dela, qual(is) tema(s) aborda, para depois conseguir pesquisar editoras com base nestas afinidades.

Assim, quando o autor apresenta seu livro àquela editora, ele aumenta suas chances de ter o livro aceito, afinal, é como se já estabelecesse, pelo público e tema, uma proximidade com a editora. E claro, do ponto de visto contrário, quando o autor submete um livro com o tema X para uma editora que publica o tema Y, a chance de ser rejeitado é maior.

A segunda dica é que, uma vez feita a aproximação com a editora e o livro for aceito, analise o contrato de publicação da forma mais minuciosa possível e tire todas as suas dúvidas. Pontos importantes para analisar:

1) Durante quanto tempo a editora pode publicar a sua obra? Há cláusula de renovação automática?

2) É um contrato sobre a tiragem física ou se estende ao digital, ao audiolivro, adaptações, etc.?

3) Se estiver pagando pela publicação, há alguma cláusula de cancelamento ou algum ato previsto que levaria a editora a reembolsá-lo?

4) Como se dá a remuneração pela publicação? A editora repassa royalties ou o autor recebe outras contrapartidas?

5) Como será a publicação da editora? Digital, física? Em caso de física, todos os livros serão publicados de uma vez ou em etapas?

6) Onde esses livros serão armazenados? Se forem distribuídos em livrarias, quais livrarias?

7) Qual a frequência que a editora enviará relatório de vendas e o pagamento de royalties (se houver)?

8) Qual o plano de divulgação da editora?

9) Como será o lançamento? A editora dará suporte ou ficará com o autor/autora (muito importante, sobretudo quando autor e editora são de cidades ou estados diferentes)?

10) Após o lançamento, a editora detém um canal de contato com o autor?

Quer saber mais sobre estratégias de escrita e publicação do seu livro? Fale com a gente no formulário abaixo.

Abraços e boas escritas!

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