Como divulgar seu livro?

Como divulgar seu livro?

Eis a pergunta de um milhão de reais: Como divulgar um livro e alcançar o máximo possível de leitores? Em um país com pouco mais de duzentos milhões de habitantes, apenas 16% das pessoas acima de 18 anos compraram livros nos últimos 12 meses. Ou seja, há 25 milhões de consumidores no mercado nacional. Esse dado sobre o consumo de livros no Brasil é de 2023 e foi apresentado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A partir disso, divulgar um livro atualmente exige do/a autor/a atenção em duas realidades diferentes: a online e a presencial. Foi-se o tempo que o escritor podia ficar sentado em casa aguardando a editora fazer toda a campanha de divulgação, hoje ele/ela deve pôr a mão na massa também. Abaixo estão dicas para divulgar seu livro nessas duas frentes importantes e complementares.

Seis dicas para divulgação online

1) Plano de marketing: Não se veleja sem saber onde se quer ir. Faça o planejamento das ações que pode desenvolver no período de 1 mês antes do livro ser lançado (ideal seria de dois meses), e até 2 meses após o lançamento, quando o livro ainda está “vivo” na memória das pessoas que o/a conhecem. Anote detalhadamente metas e cronograma, a fim de acompanhar toda a divulgação do livro.

2) Redes sociais: Utilize as redes sociais com as quais se sinta confortável para compartilhar informações sobre o seu livro. Pode focar nas redes que tem mais seguidores ou maior facilidade de uso. Crie postagens interessantes, diversifique mídias (texto, vídeo, imagem, áudio), compartilhe conteúdo relevante relacionado à obra, e participe de grupos e comunidades relacionadas à sua área de escrita.

3) Participe de entrevistas e podcasts: Faça um resumo do seu livro (uma espécie de release) e o envie a sites/blogs, canais do YouTube, podcasts e programas de rádio procurando oportunidades de divulgação. Isso pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu trabalho para novos públicos.

4) Forme parcerias: Busque parcerias com outros autores, blogueiros, influenciadores e empresas relacionadas ao tema do seu livro, para expandir o alcance da divulgação. Outros parceiros imprescindíveis são os resenhistas. Envie cópias do livro para resenhistas e blogueiros de literatura que possam estar interessados em escrever sobre o seu material.

5) Procure e participe de eventos online: Busque nas redes sociais e no Google por eventos literários, feiras de livros online, webinários e lançamentos virtuais onde possa promover o seu livro e interagir com leitores em potencial.

6) Invista em publicidade online: Considere investir em anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads ou Amazon Ads para alcançar um público mais amplo e direcionado.

Seis dicas para divulgação presencial

1) Invista no seu lançamento: Organize um evento de lançamento em uma livraria local, biblioteca, café ou outro espaço interessante de fácil acesso. Durante o evento, pode fazer uma leitura do livro, organizar uma mesa de debate, interagir com as pessoas e até mesmo oferecer brindes ou promoções especiais para quem comprar o livro no local da sessão de autógrafos.

2) Bibliotecas e Clubes de Leitura: Entre em contato com bibliotecas e clubes de leitura locais para agendar eventos de leitura, sessões de autógrafos ou palestras. Essa é uma maneira eficaz de se envolver diretamente com os leitores, ouvir feedback sobre o seu trabalho e gerar entusiasmo em torno do lançamento.

3) Faça networking com outros autores: Participe de eventos literários, encontros de escritores, cursos e grupos de apoio para autores locais. Esses encontros oferecem a chance de conhecer outros escritores, editores e profissionais do ramo, formar amizades, e também abrem portas para novas oportunidades de divulgação e projetos literários.

4) Pense em brindes e amostras do livro: Distribua brindes promocionais, como marcadores de livro, figurinhas, cartões postais ou capítulos de amostra do seu livro. Faça isso em eventos e locais onde seu público-alvo possa estar presente. Lembre-se de sempre carregar algum brinde quando sair para divulgar a obra.

5) Feiras e encontros literários: Busque feiras/encontros literários locais, regionais ou nacionais, onde poderá expor e vender o seu livro diretamente ao público. Estes encontros são mais uma excelente oportunidade de conhecer o seu público e interagir com eles.

6) Parcerias com lojas locais: No seu bairro e/ou cidade, busque parcerias com livrarias independentes, lojas de presentes, cafés, papelarias, bancas de jornal, restaurantes locais para exibir e vender o seu livro. Muitas vezes esses estabelecimentos estão interessados em divulgar e apoiar autores locais e podem ajudar na promoção do seu trabalho para os clientes.

Ao divulgar um livro online, seja paciente e persistente. Quando a divulgação for presencial, seja entusiasmado e esteja preparado para dar informações sobre seu livro de uma maneira envolvente.

Lembre-se de sempre ter exemplares do seu livro disponíveis para venda e esteja aberto a criar conexões significativas. Boa sorte!

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