Afinal, o que faz um Ghostwriter?

Afinal, o que faz um Ghostwriter?

O termo Ghostwriting (traduzido para “escrita fantasma”) vem se tornando cada vez mais conhecido no Brasil. Contudo, muita gente ainda tem dúvida sobre o que, de fato, este profissional faz, então vamos esclarecer em mais detalhes neste artigo.

Ghostwriter é aquele que pratica a escrita sob demanda, ou seja, presta um serviço de escrita, revisão e finalização de texto para seu cliente, atendendo a critérios de linguagem, estrutura, formato e público-alvo. O produto final mais trabalhoso é um livro, mas também pode ser uma revista ou manual corporativo, um artigo, um texto para site ou blog.

Em geral, quem exerce a profissão de ghostwriter tem formação em Jornalismo ou Letras e são escritores de ofício, alguns com especialização em copywriting. Afinal, o principal é que domine a arte de escrita e estruturação de um bom texto, atendendo às demandas específicas de cada cliente.

Crédito de autor

A diferença fundamental é que o ghostwriter não recebe crédito de autoria do texto final. Daí o termo “fantasma”, pois é um profissional que permanece oculto.

Quando tratamos da escrita de um livro, dependendo do gênero e enfoque da obra (como um livro corporativo ou familiar, por exemplo, em que o texto dá voz a muitas pessoas), o cliente pode optar por dar algum crédito ao ghostwriter nas primeiras páginas, mas isso depende de cada caso.

Autobiografia e livro de memórias

Como falamos, o produto final pode ser diverso, mas vamos tratar aqui, sobretudo, do produto livro. Qual tipo de obra um ghostwriter pode escrever? Como acontece o seu trabalho na prática?

O tipo de livro mais conhecido, ou mais associado ao ghostwriter, é a autobiografia. Este é basicamente a história de vida de uma pessoa, vindo desde as primeiras lembranças de infância até o momento presente, assinada por ela mesma como autora na capa.

O livro de memórias é semelhante, mas pode ter um escopo narrativo menor, ou seja, o cliente escolhe o recorte de sua vida que gostaria de contar na obra.

Livro Corporativo ou jornada profissional

Enquanto a autobiografia ou o livro de memórias narra boa parte da vida pessoal do cliente, nesta categoria o foco é na carreira, contando suas transições, conquistas e desafios, ou na história de uma determinada empresa.

Muitas empresas buscam um ghostwriter para escrever um livro comemorativo de dez, vinte, cinquenta, cem anos da organização. Esta modalidade de produto foca no seu início, nos fundadores, na jornada até o momento atual, e pode conter valores e objetivos duradouros dentro da empresa.

Como trabalha o ghostwriter?

Para criar o conteúdo do livro, o ghostwriter recorre a métodos diversos, mas o principal é a entrevista. Através de uma série de entrevistas gravadas, o profissional constrói a narrativa da obra, que pode ser na voz do próprio autobiografado, dos diversos entrevistados, ou também em terceira pessoa. O livro pode ser estruturado em partes, capítulos lineares ou não, em ordem cronológica ou não, dependendo dos objetivos narrativos e literários.

Além das entrevistas, anotações podem ser somadas ao material, diários e textos diversos enviados pelo cliente, fotografias, assim como uma pesquisa contextual e de época. Por isso é recomendado que o ghostwriter tenha uma formação jornalística, para que possa conduzir essas pesquisas, filtrar e organizar os dados, que, muitas vezes, enriquecem a obra.

Em qualquer um desses casos, nós do Álbum de Memórias, enquanto ghostwriters, acreditamos que o livro é um produto perene, que resiste ao passar do tempo e guarda em si um valor imaterial de transmitir aos leitores uma existência, uma experiência, uma trajetória. Um livro sempre toca mais pessoas do que imaginamos.

Vamos contar a sua história?

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