Autores de prosa nunca devem parar de ler poesia. Muito se engana quem acredita que para escrever um bom romance ou livro de contos deva-se ler apenas materiais do mesmo gênero. Na “dieta” literária de todo autor/a, poesia é fundamental. Neste texto vamos elencar seis motivos principais pelo qual todo escritor/a de prosa deve ler poesia durante seu processo de escrita, e, se possível, diariamente.
Ritmo e o som das palavras
O poeta é, em essência, um músico que se utiliza apenas do som das palavras. Ao ler boas poesias, a sensibilidade ao ritmo e à cadência da linguagem poética pode ajudar autores de prosa a criar frases e parágrafos com uma fluidez mais natural e agradável nesse ponto de vista da sonoridade. O som das palavras é fundamental para qualquer gênero de escrita.
Imaginação, criatividade e vocabulário
A poesia muitas vezes emprega metáforas, símiles e outras figuras de linguagem que desafiam a imaginação, inspirando autores de prosa a experimentar novas abordagens criativas em suas próprias obras. Em adicional, poetas utilizam uma linguagem rica e variada, ajudando autores de prosa a expandir seu vocabulário e a encontrar novas maneiras de expressar ideias.
Poder de síntese
A boa poesia condensa grandes ideias e emoções em poucas palavras, ensinando autores de prosa a arte de transmitir significado de maneira concisa e poderosa. Característica especial, sobretudo, aos contistas, que devem condensar acontecimentos ao espaço conciso e poderoso do conto.
Empatia e sensibilidade
A poesia frequentemente explora emoções profundas e experiências humanas variadas, ajudando autores de prosa a desenvolver uma maior empatia e sensibilidade em suas próprias obras. O Eu Lírico é um Eu humano, diverso, íntimo e ao mesmo tempo coletivo, por isso os prosadores devem ouvi-lo com sensibilidade.
Leitura e atenção aos detalhes
Versos exigem uma leitura atenta e detalhada, o que pode ajudar autores de prosa a desenvolverem uma maior atenção em suas próprias escritas, aprimorando a precisão e a profundidade de suas narrativas. O poeta esconde significados nas entrelinhas, o bom prosador deve fazer o mesmo.
Exploração de novas Estruturas Narrativas
A poesia, com suas formas variadas e não convencionais, sobretudo as modernas, podem inspirar autores de prosa a experimentar estruturas narrativas diferentes e inovadoras. Não por acaso, prosadores buscam nas poesias novas formas de expressar suas histórias de um jeito que cada livro seja único, como um bom verso.