Fontes de Inspiração para manter a escrita em dia

Fontes de Inspiração para manter a escrita em dia

Em um texto anterior, conversamos sobre como Inspiração é sinônimo de trabalho. Mas antes do trabalho em si, quando o/a escritor/a quer escrever algo que ainda não se formou com nitidez em sua mente criativa, de onde tirar referências para algo que só existe enquanto ideia incompleta? Ou dito de outra forma, onde encontrar material para o próprio ofício de ficção?

Leitura (inclusive dos gêneros que não gosta)

Ler outros autores é sempre uma ótima forma de conseguir referências e inspiração para o próprio trabalho. Veja os clássicos do seu próprio idioma, leia-os para entender porque são clássicos. O que eles dizem que nenhum outro livro diz? Em “Por que ler os clássicos”, Ítalo Calvino defende que os livros clássicos se comunicam com outros escritores, então encontre essa mensagem escondida.

Leia também os livros de gêneros que usualmente não leria, assim vai ampliar sua visão da literatura e também abre uma oportunidade para ser surpreendido. Leia sempre.

Parques, Praias, Natureza

A natureza é sempre uma fonte rica de inspiração, além de proporcionar um ambiente relaxante para pensar. Preste atenção nos animais, no movimento das ondas, em como as pessoas lidam com a presença da natureza; veja os gestos, as palavras que usam, o contato com o natural sempre pode revelar algo na natureza humana que pode inspirar um personagem ou trama por se desenvolver.

Não por acaso vários autores se isolam na natureza ou moram próximos de praias, montanhas, enfim, locais que inspiram e dão clareza mental.

Teatro, Cinema, outras formas de Arte

O escritor também pode (e deve) acompanhar outras formas de Arte para aumentar as percepções sobre seu ofício e mesmo sobre o humano. Toda expressão artística, seja uma boa peça de Teatro, um bom filme, pinturas e artes plásticas em geral, podem suscitar ao autor atento uma nova percepção para sua história ou mesmo gerar uma nova trama que antes desconhecia.

A Arte se complementa, cada gênero apresenta o humano de uma forma e o autor pode, através da observação de outro artista, trazer algo ao próprio trabalho. Por isso a importância de estar atento quando se observa e reflete sobre outra expressão artística.

Eventos Culturais e Feiras Artísticas

Feiras de livros, exposições de arte e shows podem ser fontes ricas de novas ideias. Autores devem participar principalmente de eventos literários, tanto para se atualizarem dos temas que estão sendo debatidos por outros escritores, quanto para aumentar o próprio networking com profissionais do meio literário.

Esse debate de ideias com novas conexões promove o despertar de pontos de vista ficcionais e ainda pode gerar laços onde um autor lê o material do outro, e vice-versa. Ademais, frequentar eventos literários e feiras artísticas é uma forma de alavancar esses eventos, cada vez mais necessários no país.

Fale conosco



    Faça um Comentário