Maria do Céu – Uma vida singular

Cinco meses atrás, Mário de Morais procurou o Álbum de Memórias com uma ideia muito bacana de livro-homenagem: uma obra que prestasse tributo à história de sua mãe, Maria Aparecida Pires, nascida em Alfenas (MG), que viveu em Belo Horizonte, teve 10 filhos e uma vida de muita luta e resiliência. Ela havia falecido em 2020, aos 92 anos.
Nos empolgamos de imediato. É o tipo de projeto que nos emociona e nos motiva: contar histórias biográficas em toda sua complexidade, da primavera da infância ao inverno do fim da vida, com suas dores, alegrias, desafios, conquistas.
No entanto, logo esbarramos numa dificuldade: como escrever um livro de memórias de uma pessoa que não está mais entre nós? Como ser fiel a esta jornada de vida? Qual linguagem utilizar e como escolher um narrador? Aos poucos, em conversas com Mário, chegamos à conclusão que deveria ser um livro com um narrador coletivo, ou seja, os filhos de Dona Aparecida unidos numa única voz.
A partir daí, partimos para entrevistar cada um dos oito irmãos e irmãs ─ Marcus Vinícius, Márcia, Regina, Flavius, Maria Luiza, Júlio César, Mário e Fernando. As mortes de outros dois irmãos ainda jovens foram narradas também com muito pesar e a importância que mereciam, refletindo o impacto que tiveram na jornada de Dona Aparecida.
Conversamos, portanto, com oito personalidades distintas, com suas histórias e memórias particulares, para assim costurar uma narrativa coesa e envolvente. Como um quebra-cabeça da família Pires de Morais, que também incluía o pai, José Pires, um homem que abstraía a dura realidade familiar ouvindo seus discos de música clássica.
Foi uma obra desafiadora, mas muito prazerosa de construir. Estruturar os capítulos da infância e juventude desses oito irmãos, assim como as memórias da vida adulta, entre risos e lágrimas, e encontrar a voz autoral, demandou um mergulho na história da formação moral e intelectual desta família.
Agora, temos o orgulho e a satisfação de lançar “Maria do Céu – Uma vida singular”, narrada pela família Pires de Morais. Convidamos a você, leitor, para conhecer a trajetória desta mulher forte, aguerrida, que criou 10 filhos com a garra de uma leoa, e não deixou que nada lhes faltasse, sobretudo a tão importante educação escolar, para que se preparassem para a vida.
O esforço dela frutificou lindamente, e Dona Aparecida, antes de partir, também enxergou e curtiu o sucesso dos filhos ao lado deles. Uma história singular e incrível.
Em breve no site do Álbum de Memórias!