Jornalismo e Ghostwriting – uma fusão complementar

Jornalismo e Ghostwriting – uma fusão complementar

O Álbum de Memórias possui dois fundadores, José Fontenele e Bruno Flores, ambos jornalistas e escritores com livros de ficção e não-ficção publicados. No cotidiano da produção de biografias e autobiografias, a prática do Jornalismo para o planejamento, produção e pós-produção é constante.

Abaixo traçamos um roteiro de como o conhecimento em Jornalismo atua nessas etapas de construção de uma biografia.

Pré-produção

A pré-produção é a etapa de buscar informações precisas e confiáveis em fontes variadas, como entrevistas, documentos e bases de dados, para a posterior escrita do livro. Ao escrever a história de outra pessoa, é preciso ter uma compreensão profunda do tema e daquela vida em particular, “habitando” seu universo.

O treinamento jornalístico, portanto, nos capacita a enxergar com antecedência as informações necessárias para cada livro, como coletar e depois validá-las para uso.

Por exemplo, uma das práticas do jornalismo é a entrevista. Seja presencial ou online, é através das entrevistas que captamos informações, emoções e detalhes relevantes de uma história. Em adicional, é possível entender a perspectiva do cliente, garantindo que o texto reflita sua personalidade e sua voz (no caso de uma autobiografia), o que é uma meta do trabalho de ghostwriter.

Produção

A etapa de produção é principalmente sobre a escrita e reescrita do texto. Uma vez que todas as informações foram coletadas, é hora de colocar no papel as histórias com harmonia e fluência. Como jornalistas, aprendemos a adaptar o tom e linguagem do texto ao público-alvo.

Ao escrever o livro de outra pessoa, cada uma carrega consigo seu tom e forma própria de dialogar com o mundo. Nós nos ajustamos a esse tom e buscamos transmitir a história mantendo o texto envolvente e acessível ao público diverso. Por vezes usamos técnicas literárias de Storytelling para criar narrativas que se conectam emocionalmente com o leitor ou leitora.

Ética, confidencialidade e gestão de prazos também são inerentes ao trabalho jornalístico. Como tal, lidamos com informações sensíveis, garantindo a proteção de dados dos clientes e aconselhamos, durante o projeto, sobre quais histórias ou temas podem causar conflitos futuros.

Pós-produção

Na pós-produção, o trabalho Jornalístico se transforma em aconselhamento. Como participantes do mercado editorial, fornecemos dicas e impressões sobre como lançar o livro e alcançar leitores, de acordo com o interesse de cada cliente, durante todo o trabalho biográfico. E claro, nos mantemos atualizados com novas práticas de produção e escrita.

Ficou interessado(a)? Fale conosco e vamos contar a sua história.

Fale conosco



    Faça um Comentário