Construindo o hábito da escrita

Muito se fala sobre técnicas de estruturação de um livro, a linguagem adequada ao seu público leitor, criação de trama, personagens, ambientação, etc. Mas, às vezes, se deixa de lado um elemento mais simples, mas não menos importante: a criação do hábito da escrita.
Escrever e publicar um livro não é uma tarefa fácil, sobretudo porque a maioria das pessoas que decidem fazê-lo, não vivem do mercado editorial. Seja você um autor de ficção ou não-ficção, geralmente a publicação vem de um desejo pessoal ou um meio de ganhar mais autoridade em seu nicho profissional, mas aquele não é o seu ganha-pão.
Isso faz com que precise se esforçar em dobro para conseguir encaixar em sua rotina aquela escrita, que demanda tempo para planejamento e execução.
Faça um cronograma
Como em qualquer atividade mais complexa, na escrita de um livro é importante colocar metas, de modo a terminar o livro no prazo que deseja.
Não precisa ser algo tão radical ou engessado.
Mas colocar uma data de finalização da primeira versão do seu texto ajuda a subdividir o tempo até lá e entender quantas páginas ou capítulos precisará escrever por dia ou semana para cumprir aquela data.
Separe um tempo para a escrita
Você pode preferir escrever de manhã, assim que acorda, com a mente descansada, ou à tarde, após o almoço, ou de noite, após cumprir seu turno de trabalho.
Não importa. O principal é que todo dia (ou pelo menos três dias na semana) consiga se sentar para estruturar ou escrever a sua obra. É a sua meta.
Ficar uma semana sem escrever já faz com que a obra “esfrie” na sua mente ou que você esqueça alguns detalhes do que estava escrevendo. Assim, ao retomar, terá que voltar para reler o que já escreveu.
Otimize seu tempo. Escreva.
Tenha paciência e siga em frente
Um estudo da University College London de 2012 indica que o ser humano leva, em média, 66 dias para formar um hábito novo. Ou seja, para enraizar aquele hábito em sua rotina.
Por isso, não se afobe. Faça seu cronograma, separe um tempo semanal para a escrita do seu livro e siga em frente. Com o tempo vai notar que ficará mais fácil, a escrita se tornará parte de você, e um prazer na sua vida.
E não se esqueça: leia muito. Tenha sempre um livro em sua mesa de cabeceira, pois é a leitura constante que nos torna melhores escritores.