Escrever uma biografia é mergulhar na vida real de outra pessoa. É basicamente investigar todos os detalhes sobre a trajetória de seu biografado e transmitir da forma mais clara e envolvente ao leitor aquela visão de mundo, suas relações pessoais e transformações ao longo dos anos.Em outra esfera, é exatamente isso que faz o romancista com seus personagens, com a diferença de que este pode desfrutar livremente da criação ficcional.
Unindo estes dois campos da narrativa – biografias e ficção – Álbum de Memórias lista 10 obras biográficas de excelência jornalística e literária que trouxeram nova luz à vida de escritores consagrados. Leituras indispensáveis para admiradores desses homens e mulheres que marcaram a história da literatura nacional e mundial.
Vamos à lista!
JORGE AMADO: UMA BIOGRAFIA
Josélia Aguiar
Um dos mais populares escritores brasileiros, Jorge Amado marcou não só as letras latino-americanas, mas também a política, os costumes, a TV e o cinema nacional. Esta é a mais completa e atualizada biografia do grande escritor baiano, com acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes, amigos e outros escritores, além de exaustivas entrevistas e pesquisas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. O livro retraça sua vida emocionante de homem, escritor, político, celebridade, recontada com elegância, precisão e fluência quase romanesca por Josélia Aguiar.
CLARICE
Benjamin Moser
Clarice Lispector é uma das escritoras mais populares, mas menos compreendidas, da América Latina. Após anos de pesquisa em três continentes, com base em manuscritos desconhecidos e dezenas de entrevistas, Benjamin Moser demonstra como o desenvolvimento de Lispector como escritora estava diretamente conectado à sua vida turbulenta. A obra conta como essa garota precoce, através de um longo exílio no exterior e difíceis lutas pessoais, amadureceu e se tornou uma grande escritora. Também afirma, pela primeira vez, as raízes profundas da tradição mística judaica que a tornam a verdadeira herdeira de Kafka, bem como a improvável autora de “talvez a maior autobiografia espiritual do século XX”.
PAPA HEMINGWAY
A.E. Hotchner
Entre 1948 e 1961, Ernest Hemingway e A. E. Hotchner viajaram juntos de Nova York a Paris e Espanha, pescaram nas águas de Cuba, caçaram em Idaho e correram com os touros em Pamplona. E em todos os lugares eles conversaram. Por 14 anos, Hotchner e Hemingway compartilharam uma conversa. Hemingway relembrou sua infância, lembrou a cena literária de Paris nos anos 1920, lembrou-se de seus primeiros anos como escritor e contou os fatos reais que estavam por trás de sua ficção. E Hotchner anotou tudo. O resultado é um retrato extraordinário de um grande escritor que teve a vida que quis e determinou a sua duração.
VIRGINIA WOOLF
Hermione Lee
Virginia Woolf não teve escassez de biógrafos, nenhum deles parecia tão naturalmente adequado à tarefa como Hermione Lee. Subscrevendo a crença de Virginia Woolf na fluidez e evasão da identidade, Lee aborda o assunto sob várias perspectivas, produzindo um retrato rico em camadas da escritora e mulher que deixa intactas todas as suas complexidades e contradições. Questões como abuso sexual, doença mental e suicídio são equilibradas com a imensidão de suas realizações literárias, o compromisso heroico com o trabalho, a generosidade e inteligência, sua sanidade e força.
EVERY LOVE STORY IS A GHOST STORY
D.T. Max
David Foster Wallace foi um homem que não apenas cativou os leitores com sua prosa, mas também os hipnotizou com sua mente brilhante. Nesta biografia do escritor, D.T. Max traça a batalha atormentada, angustiada e muitas vezes triunfante de Wallace para ter sucesso como romancista, enquanto luta contra a depressão e o vício para emergir com sua obra-prima, Graça Infinita. Escrito com a cooperação da família e amigos de Wallace e com acesso a centenas de cartas, manuscritos e fitas de áudio não publicadas, este retrato de um escritor extraordinariamente talentoso é tão íntimo como uma carta de amor, tão doloroso como um adeus.
JRR TOLKIEN: UMA BIOGRAFIA
Humphrey Carpenter
A biografia autorizada do criador da Terra-média. Nas décadas desde sua morte em setembro de 1973, milhões de pessoas leram O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion e ficaram fascinadas com o homem muito reservado por trás dos livros. Humphrey Carpenter teve acesso irrestrito a todos os documentos de Tolkien e entrevistou seus amigos e familiares. A partir dessas fontes, ele segue o longo e doloroso processo de criação que produziu as obras clássicas do autor e oferece uma riqueza de informações sobre a vida e obra de um dos escritores mais queridos do século XX.
BEAUTIFUL SHADOW
Andrew Wilson
A vida de Patricia Highsmith era tão secreta e incomum quanto a de alguns personagens que povoam seus thrillers e contos “incomodamente perturbadores”. No entanto, mesmo que seu trabalho tenha encontrado popularidade, a vida dessa escritora reclusa permaneceu um mistério.Para Beautiful Shadow, a primeira biografia de Highsmith, Andrew Wilson explorou o vasto arquivo de diários, cadernos e cartas que ela deixou, surpreendendo em sua sinceridade e detalhes. Ele entrevistou seus amigos e colegas mais próximos, bem como alguns de seus amantes. Mas Wilson também traça as raízes literárias de Highsmith na obra de Poe, noir e existencialismo, localizando as influências que ajudaram a distinguir sua obra dos thrillers mais comuns.
A LIFE OF WILLIAM FAULKNER
Jay Parini
William Faulkner era um gênio literário e um dos escritores mais importantes e influentes da América. Com base em fontes anteriormente indisponíveis – incluindo cartas, memórias e entrevistas com a filha e as amantes de Faulkner – Jay Parini criou uma biografia que investiga o mistério desse escritor talentoso e problemático. Revela-se aqui sua obsessão, o tormento do alcoolismo e um casamento ruim que de alguma forma transcende suas limitações. Parini tece as tragédias e triunfos da vida de Faulkner com seus romances, produzindo uma biografia que é tão envolvente quanto perspicaz.
GEORGE ORWELL
Gordon Bowker
A biografia de Gordon Bowker inclui um material fascinante, que traz uma luz nova para a vida de Orwell. Ele escreve de forma reveladora sobre os antecedentes familiares do autor britânico; a influência duradoura de Eton em seu trabalho e caráter; sua veia supersticiosa e flerte juvenil com magia negra; e sua vida sexual caótica e imprudente. Isso destaca as estranhas circunstâncias de seu primeiro casamento e fornece novas evidências de suas experiências na Espanha e suas conseqüências traumáticas. Ele também oferece uma nova visão de seu casamento peculiar no leito de morte com uma mulher quinze anos mais nova. Tudo isso permitiu a Bowker dar à vida de Orwell uma interpretação brilhante e distinta.
SHAKESPEARE: THE BIOGRAPHY
Peter Ackroyd
O biógrafo literário, romancista e cronista da história de Londres, Peter Ackroyd, recria o mundo que moldou Shakespeare e coloca o dramaturgo em foco extraordinariamente vívido. Ackroyd nos mergulha no Stratford do século XVI e na paisagem rural – a indústria, os animais e até as flores – que apareceriam nas peças de Shakespeare. Ele nos guia pelo bairro londrino de Shakespeare e pelo mundo fértil e competitivo do teatro no qualele trabalhou como ator e escritor. Ele nos mostra Shakespeare como empresário e como revisor constante de seus escritos. Ao juntar esses detalhes íntimos com intuições profundas sobre o dramaturgo e seu trabalho, Ackroyd produziu uma obra-prima completamente envolvente.
Acompanhe o blog Álbum de Memórias que breve publicaremos mais biografias imperdíveis.