O personagem de ficção: dicas para além da experiência humana

O personagem de ficção: dicas para além da experiência humana

Personagens podem ser criações ficcionais inspiradas em pessoas reais, mas vão além disso. Replicar exatamente as características de uma pessoa conhecida no papel é insuficiente do ponto de vista literário, por isso, criar um bom personagem de ficção é uma tarefa que envolve criatividade, profundidade e consistência.

Abaixo listamos as seis dicas principais sobre como criar um bom personagem de ficção.

Defina a Identidade do Personagem

Escolha um nome que se encaixe no mundo do seu personagem e defina suas características físicas. Observe que a aparência deve refletir aspectos da personalidade ou do papel do personagem na história. Em adicional, elabore um passado que explique quem o personagem é hoje. Inclua detalhes sobre a infância, eventos significativos e experiências que moldaram suas crenças e comportamentos.

Desenvolva a Personalidade

Determine as principais características que definem o personagem. Eles podem ser traços positivos, negativos ou uma mistura de ambos. Isso ajuda a tornar o personagem mais realista e interessante. Note que essas características podem ser influenciadas pelos níveis culturais e econômicos desse personagem.

A seguir, faça uma pergunta: o que o personagem deseja alcançar? As motivações íntimas dele devem guiar suas ações e decisões ao longo da história. Também pense em medo e fraquezas. Quando bem utilizados, podem criar conflitos internos e desafios que contribuem para o desenvolvimento da trama.

Desenvolva a Voz e o Estilo

Alguns autores esquecem isso, mas o modo como o personagem fala é importantíssimo para marcar sua voz. O estilo de fala, as gírias e o vocabulário podem dar pistas sobre sua origem e estado emocional. Observe que se o personagem é o narrador, sua visão de mundo moldará a história. Do contrário, sua perspectiva ainda deve ser clara para o leitor por meio de ações e diálogos.

O Arco de Desenvolvimento de cada personagem

Neste ponto é interessante dividir os personagens em dois tipos: os protagonistas (que recebem mais destaque na trama) e os coadjuvantes (aqueles que não são o foco da história). Protagonistas geralmente passam por um arco de desenvolvimento. Eles devem enfrentar desafios que os forcem a crescer, mudar ou se adaptar ao longo da história. Reflita sobre como esse personagem resolve seus conflitos e desafios.

Aos personagens coadjuvantes, em que momento ou por qual motivo eles são significativos para a sua história? E como eles ajudam ou atrapalham o arco do protagonista?

Adicione detalhes únicos

Incorporar ao personagem características únicas é a melhor forma não apenas de torná-lo distinto, mas também real. Todos nós, humanos, temos hábitos peculiares, um jeito de falar diferente, um traço físico notável, etc. Crie o mesmo para o seu personagem, algo que é só dele. De forma indireta, características únicas do personagem podem simbolizar temas maiores da história ou refletir suas lutas internas e externas.

Consistência e Realismo

Uma vez definidas as principais características do personagem, ele deve agir de maneira consistente com sua personalidade e histórico. Mudanças súbitas sem uma justificativa adequada podem quebrar a imersão do leitor. Observe também que, mesmo em mundos fantásticos, com seres mitológicos ou extraterrestres, os personagens devem ter reações e emoções que ressoem com o ser humano universal. Ou seja, é necessário colocar sentimentos humanos em seres que não conhecemos.

Fale conosco



    Faça um Comentário