Leitura Crítica – O que envolve e como fazer?

Leitura Crítica – O que envolve e como fazer?

O trabalho de Leitura Crítica ainda carrega certa aura de mistério. Embora seja um serviço comentado no meio literário e editorial, muitos escritores ainda não sabem direito o que ele inclui, o seu método, e quais tipos de profissionais podem executá-lo com qualidade.

Portanto, neste artigo esclarecemos alguns desses pontos e o que, de fato, faz o leitor crítico.

Ambientação e Trama

Quando se trata de um romance ou um livro de contos, analisar a trama é um ponto fundamental da Leitura Crítica. Esta trama corresponde aos acontecimentos da história, como eles se relacionam ao gênero no qual a obra se enquadra, e como prendem (ou não) a atenção do leitor.

A trama deve apresentar uma coerência dentro do universo daquela história. Se a sua trama se passa na cidade de São Paulo dos anos 1950, os códigos e nuances daquele mundo devem obedecer a critérios de verossimilhança que, neste caso, devem ter um pé naquela realidade. Contudo, se a ambientação for uma terra fantástica habitada por dragões, elfos e guerreiros, ou um planeta distante, os códigos mudam bastante e podem ser mais “livres”.

A trama, no entanto, está intrinsecamente ligada ao elemento mais importante da construção ficcional: o personagem.

Personagem

O autor ou autora deve conhecer o seu personagem central melhor do que este conhece a si mesmo. Ou seja, deve saber o que se esconde em seu inconsciente, de modo que as ações deste personagem, que movem a história para frente, façam sentido.

Este personagem deve ter uma origem e um destino, e a jornada que ele atravessa na trama é o seu arco, que pode ser de transformação, de ascensão, de queda, de corrupção moral, de heroísmo ou redenção, entre outros.

A análise desta trajetória do personagem é um dos aspectos mais importantes da Leitura Crítica, pois é o fascínio do leitor por esta figura que vai prendê-lo até o final da história.

Construção Narrativa

Há diversas formas de contar uma mesma história. Em qualquer gênero, é possível adotar uma narrativa linear ou não, um único ponto de vista (geralmente do personagem central) ou vários, um narrador-personagem ou onisciente.

Essas escolhas mudam completamente a percepção do leitor da obra. Por isso, é algo muito observado na Leitura Crítica, que analisa se a construção narrativa é a que melhor atende aquela história específica.

Leitura Crítica para Não Ficção

A Leitura Crítica também se aplica a livros de não ficção.

Sua obra pode ser uma autobiografia, um livro de memórias, um compilado de crônicas, ensaios, um trabalho de pesquisa jornalística ou até acadêmica. Os princípios de bom storytelling, construção de raciocínio, encadeamento de ideias, fluidez, ritmo, vocabulário e linguagem continuam se aplicando da mesma maneira.

O leitor crítico deve saber se atentar a todos esses detalhes para julgar a obra como um todo, e como ela atinge ou não seus objetivos de comunicação com o público-alvo.

Jornalistas e Escritores

Nós do Álbum de Memórias somos jornalistas e escritores, com livros de ficção publicados. Desde 2019 atuamos com Ghostwriting para diversos tipos de publicação, com destaque para autobiografias, livros de memórias e familiares.

Portanto, temos a experiência necessária para fazer uma Leitura Crítica aprofundada da sua obra. Ao final, entregamos um dossiê completo do seu livro, um documento extenso com nossos comentários, análises e sugestões.

Fale conosco



    Faça um Comentário