Como escrever a sua biografia?

No Álbum de Memórias, acreditamos que toda pessoa tem uma grande história para contar. A dificuldade é sempre como fazer, por onde começar. Por isso, vamos contar um pouco sobre o nosso trabalho e nossa experiência no assunto.
Primeiro de tudo, temos que definir os personagens centrais da história. Quem é o protagonista? Quem será o biografado? Pode ser você mesmo, seu pai, sua mãe, seu tio, seu avô, aquela avó sobre quem você não sabe muito, mas que ouviu histórias inusitadas a respeito. Pode ser também uma pessoa especial fora da sua família, como um presente de agradecimento ou uma homenagem, por exemplo. Você define.
Qual a sua história?
Segundo ponto: qual, especificamente, é a história a ser contada? Esse é um tópico que rende muitas reflexões, pois define o “recorte” da narrativa, ou seja, o período temporal que será retratado, as ambientações, os acontecimentos e até mesmo alguns personagens. É o que norteia as informações que deverão ser apuradas pelo biógrafo dali em diante. Nossa dica é elencar o motivo da biografia e trabalhar ao redor dele. Exemplo: digamos que você deseja escrever sobre seus avós. É claro que a homenagem familiar, por si só, já se justifica, contudo, você deve se perguntar: o que meus avós fizeram/viveram de mais significativo? Quais histórias são fundamentais para serem ouvidas por quem ainda não os conhece? Quais momentos de suas vidas merecem ser eternizados em um livro? Com essas perguntas, faça sua lista de motivos que justifiquem a biografia dos seus avós e comece a ligar os acontecimentos.
Por que escrever uma biografia?
Os motivos para uma biografia são vários. Se você conquistou um cargo importante em uma empresa, por exemplo, ou até mesmo fundou sua própria empresa e a alavancou do anonimato ao sucesso, pode ser interessante transformar em literatura todos os percalços que enfrentou até chegar ali e assim dividir com o mundo sua trajetória profissional. Se você é um cientista e desenvolveu uma pesquisa importante, além de publicar em periódicos de destaque na sua área, você pode registrar os aspectos da sua descoberta/pesquisa em um livro com linguagem acessível e envolvente ao público leigo. Se você encontrou o amor da sua vida e no meio disso viveu situações inusitadas, engraçadas, exóticas, que tal escrever sobre todas elas até o momento do enlace?
Ou seja, para escrever a sua biografia, além de definir o personagem central e também os secundários, você deve pensar muito nas histórias que são importantes serem conhecidas pelos outros. O que deseja transmitir? Uma aventura? Uma descoberta? Trabalho duro e recompensa? Uma história de amor?
Esse enfoque é algo que entendemos de muita importância para atingir o propósito de tocar o leitor, de envolvê-lo desde a primeira página em uma boa história. E não tenha dúvidas, todos gostam de conhecer boas histórias de vida. A experiência pessoal, quando compartilhada, funciona como educadora, motivadora e referência ao outro. Esse é um dos motivos pelo qual as pessoas gostam de acompanhar uma narrativa: sempre aumentamos nossa compreensão sobre os outros, sobre o mundo e, consequentemente, a nossa capacidade de empatia.
Quanto mais você conhece a pessoa que será protagonista da biografia e suas histórias, mais adquire clareza sobre o livro que pretende escrever. Este é o nosso trabalho no Álbum de Memórias: filtrar as histórias, entrevistar, buscar informações, e por fim escrever tendo como ferramentas o jornalismo e a literatura, criando histórias que cativem seus leitores do início ao fim.
Se você pretende escrever a sua biografia, vamos bater um papo sobre a sua história e a melhor maneira de contá-la. Mande aqui embaixo a sua mensagem.
Fale Conosco